23.10.10

salve o ativismo cultural da cooperifa!


enquanto alguns reclamam da vida, a periferia de são paulo declama poesias rompantes. os versos que percorrem vielas e ecoam nas mentes inquietas, mantêm há nove anos um encontro marcado. quando a noite de quarta-feira chega, poetas, rappers, músicos e ativistas de todos os cantos desembocam num só lugar: o sarau da cooperifa.

o evento acontece no bar do zé batidão, uma quebrada na zona zul da capital paulista. tive a felicidade de conhecer a cooperifa esta semana. a edição da última quarta-feira (20) reuniu centenas de pessoas: todos queriam comemorar o aniversário do movimento cultural. na batida do hip-hop, do tambor ou do pandeiro, a festa expôs diversas manifestações artísticas e emocionou quem passou por lá.

"a gente tem que mudar, mas sem mudar daqui", disparou ao microfone um dos muitos artistas da comunidade. a celebração foi também uma espécie de retrospectiva. és "cooperiféricos" de carteirinha fizeram questão de lembrar momentos marcantes vividos ali.

escola da vida
houve quem se apaixonou num sarau, depois casou e teve filhos. ao olhar para trás e recordar a trajetória do grupo, o rapaz de dreads loiros mandou bem no poder de síntese: "nove anos de cooperifa: isso prova que nós é rico. nós só não têm as coisa".

ninguém discordou. cada um dos artistas foi ovacionado pelo público e volta e meia o sentimento de orgulho em fazer parte daquilo tudo emergia num só grito: "uh! cooperifa! uh! cooperifa!

é que a poesia do povo não se constrange diante de gente letrada. o doutorado da vida exige generosidade, valores e atitude - e isso a cooperifa tem de sobra. Idealizado pelo @poetasergiovaz, o movimento literário sabe bem o papel da cultura popular no cenário político nacional e nestas eleições já escolheu o seu lado.

"nós não vamos nos esconder. nós não vamos ficar em cima do muro. há uma luta de classes em curso no brasil e nós não vamos fingir que isso não existe. quem está desavisado, me desculpe, mas no dia 31 de outubro é só inverter o número: é 13! o sarau da cooperifa é dilma!", ressaltou vaz.

uh! cooperifa! uh! cooperifa! \o/




1 comentario:

Felipe dijo...

Lindo isso. O que essas viagens a margem proporcionam, ali no varjao, na periferia de sao paulo ou nas aldeias urbanas de campo grande, sao sentimentos bonitos demais. Desejo de inclusao e expressao, ne. Bjs!