31.7.11

pés cerebrais



tem vezes que preciso tirar os sapatos para pensar melhor. um velho amigo me dizia que isso é indício da minha origem indígena, uma coisa assim, garantia ele, de quem mantém hábitos intruscados nos genes desde antes do mundo ser "civilizado".


pensando nessas ideias do meu amigo, deduzi que muitos outros traços da minha personalidade e do meu comportamento me devolvem às origens da aldeia: gosto de mato e lanço mão de qualquer sofisticação por uma boa "indiada", com direito a tomar chuva, atolar no barro e comer com a mão.


me sinto quatrocentas vezes mais confortável dormindo no chão. terra firme e acolhedora que, na minha opinião, só perde para uma boa rede. ainda na adolescência me desfiz do leito de dormir. primeiro, arranquei os pés da cama. depois, desisti completamente do estrado de madeira.


desta forma, o único intermediário entre eu e o piso era o bom e velho colchão. na verdade, nem faço questão do colchão: pode ser um edredom, um tapete ou até uma leve canga praiana. mas voltemos aos meus pés cerebrais.


a verdade é que esta coisa de pensar descalça não me larga. tenho agonia de calçados fechados. salto alto, então, nem pensar. claro que já experimentei o gostinho de andar empilhada sobre pinos por aí.


posso dizer que o salto tem um efeito psicológico surpreendente: essa coisa de ficar mais esguia e empinada mexe com os neurônios e com a bunda da gente. é praticamente um degrau de poder feminino, mas comigo não funciona. além de indiscutivelmente desconfortavel, o salto limita os movimentos e subtrai algo de genuíno no rebolado de cada mulher.


então, eu uso sapatilhas e outros calçados rasteiros. mas mesmo as sandálias planas não me deixam pensar direito. é uma coisa para a qual não consigo enxergar nenhuma explicação lógica. simplesmente não consigo. meus dedos precisam respirar e minhas solas gostam do frio e calor nus do piso.


no ambiente de trabalho, isso as vezes beira à tragédia intelectual, principalmente quando o lugar é careta - como é o caso atualmente. mas o que fazer quando escrever um texto de qualidade só é possível quando se está descalça? eu faço assim: olhos para os lados, retiro os sapatos discretamente e tchãram! um desbloqueio imediato acontece.


não sei como tornar isso inteligível, mas é fato que meus pés passam alguma informação para as minhas pernas que se encarregam de levar o recado adiante até que ele chegue ao meu cérebro, que por sua vez conta tudo para as minhas mãos nervosas. aí sim, suavizada, espanco o teclado sem parar até que algum conteúdo que preste saia de dentro de mim.


tudo graças ao meu par de pés, que não são de gueixa nem de princesa mas que me guiam com seus 10 dedinhos por um caminho interior de alívio misturado com imaginação. uma sensação que só poder ser esclarecida pela teoria ancestral do meu amigo ou então por uma sentença pouco lógica: a de que eu realmente raciocino com os pés.




esse é um texto é antigo:
já publiquei aqui, nos tempos idos.

7 comentarios:

Kalango Bakunin dijo...

os pés na terra
criam asas alegres
e voos azuis

descalços n'areia
mergulham infinitos
oceanos azuis

Bianca Barreto dijo...

minha indiazinha que mais amo!

Maria Cláudia Cabral|Aika dijo...

Uau... Os pés plantados na terra nos nutrem. Tal qual raízes buscam no solo alimentos para caule, para o tronco, para galhos, folhas e flores. Eis as idéias em conexão com os pés. Tirar os sapatos para mim é fundamental quando penso, quando crio, quando como - sim, quando como - vai saber o porquê. Prender os cabelos também é um ato que me ajuda a pensar. Aliás só rascunho e rabisco com eles bem presinhos. Quando estive trabalhando por cinco anos no ambiente em que você trabalha, não tinha a menor cerimônia. Tirava mesmo os sapatos, prendia o cabelo com ''pauzinho de bambu'' e tocava em frente. Essa sou eu, paciência. E olha que nem sou jornalista. Vivia mergulhada nos terninhos pretos até o pescoço, mas não deixei de ser gauche.

Nelson Oliveira dijo...

Bom, o texto está muito legal. Você solta mesmo a imaginação, a ponto de multiplicar por dois o número de dedos dos pés. Agora não entendo, o que uma pessoa de espírito livre como você foi fazer numa repartição pública. Vai durar?

nanda barreto dijo...

camarada nelson, que deixou o comentário acima: espero que esta tua indagação venha acompanhada de um bilhete aéreo para um paraíso distante ou pelo menos de uns três meses de terapia grátis =)
né?

Unknown dijo...

pés descalços = liberdade
a desconexão deste mundo de mortais imorais ilegai iiiiiiiiiiiiiiiiiii ....
questão de sobrevivência
prazer para poucos como nós
que olhamos depois da janela...
(e assim ja dizia o poeta "de mãos atadas e pés descalços.."tisc tisc tisc)

Unknown dijo...

Que foto sensacional.
E o texto, nem falo mais... sempre ótimos.

Estou com um sorteio rolando lá no blog, depois da uma passainha lá.

Inté, bjs.