28.2.11

welcome antígua

quando cheguei na guatemala, vinda de cuba, saí do aeroporto direto para antígua. conhecida como "a capital dos vulcões", esta cidadezinha foi a primeira capital do império espanhol nas américas. cheia de charme, a localidade atrai turistas do mundo inteiro. no trajeto para cá - que durou cerca de 35 minutos e custou 10 dólares - o motorista do ônibus até brincou: "aqui tem tanto estrangeiro que os guatemaltecas se abraçam quando se encontram numa esquina".


o idioma oficial do país é o espanhol, grande parte da população é maya, mas aqui em antígua quase todo mundo se comunica em inglês. pode-se até dizer que essa é a língua que mais se ouve andando pelas ruas. e andar pelas ruas é o que há de mais interessante para fazer por aqui: passando os olhos pelas roupas que as pessoas usam, pelas praças arborizadas ou admirando a arquitetura, tudo vibra em cores! 

mas antígua já vibrou também por outros motivos: em 1773 terremotos quase destruíram a cidade, que ficou praticamente abandonanda por largo tempo, até a população voltar e aquecer o turismo. rodeada por três vulcões - água, fogo e acatenango - antígua esbanja história por todos os cantos. mas é também uma cidade cosmopolita e contemporânea no que oferece a seus visitantes. nos restaurantes, as comídas típicas dividem o cardápio com pratos italianos, franceses e alemães.

para mim, o grande xodó são os cafés. você passa pela rua, vê uma portinha e não imagina que se entrar ali encontrará um imenso jardim cheio de mesinhas, flores e coisas deliciosas para comer. para o deleite da mochileira aqui, os preços não são exorbitantes: uma fatia bem servida de torta pode sair por 18 quetzales, algo como R$ 3,50. o cafezinho sai a menos de R$ 2,00 - um preço que cabe confortavelmente no bolso do viajante brasileiro.

as fotos aqui debaixo são do café la cenizenta, de onde publico este post. siiiiimmmm! além de tudo, uma boa parte dos estabelecimentos comerciais de antígua oferece serviço de internet we-fi gratuito - um regalito e tanto para mochileir@s que também são blogueir@s!



 



3 comentarios:

Vinícius Carvalho dijo...

O melhor de tudo é o bolo chamar pastel! ;)

nanda barreto dijo...

e qualé o teu pastel, magrão?

Letícia Rocha dijo...

se bolo se habla pastel, pastel se habla como?? risos... besos saudosos a los dos