20.3.11

mulheres e homens de milho


amanhã, 21 de março, celebramos o equinócio da primavera em todo o hemisfério norte. aqui na guatemala, a data tem um sabor ainda mais especial: esse é o dia em que tradicionalmente começa a colheita do milho, alimento absolutamente indispensável na mesa dos mesoamericanos.

o gosto pelo cereal vem de tempos imemoráveis: o livro sagrado "pop wuj" - escrito pelo povo indígena K'iche' -, também conhecido como a "bíblia maya", conta que os deuses só lograram criar o primeiro ser humano, após três tentativas falhas, quando finalmente se deram conta de que era necessário agregar milho à sua composição.

e a tradição é levada a cabo: feita 100% a base de milho, a tortilla é o alimento número 1 do cardápio guatemalteca. mais consumida do que pão - seja no café da manhã, no almoço, no lanche ou na janta - a tortilla é rainha do cardápio. nos últimos tempos, no entanto, está cada vez mais difícil levar adiante essa dieta a base de milho.

está nas capas do jornais e na boca do povo: o preço do grão de milho subiu e o da tortilla também. com o dinheiro que antes se comprovam cinco unidades da especiaria, hoje se levam apenas 4 para casa… naturalmente, essa diferença pesa mais no bolso dos mais pobres, o que significa dizer que essa alta compromete a segurança alimentar de grande parte da população do país.

portanto, neste dia 21, espero que a gente guatemalteca veja a nova colheita renovar a abundância de milho, este grão que além de um alimento riquíssimo é parte profunda da sua identidade.

a foto que ilustra este post eu surrupiei daqui.

2 comentarios:

Vinícius Carvalho dijo...

fico mais feliz em saber que tem milho na minha receita ;)

nanda barreto dijo...

vi, no seu caso tem do mesmo milho que fazem tortillas. =)