12.8.11

Mutirão de construção natural mobiliza professores de Poa


Termina neste sábado (13) a formação “Reiventando o espaço escolar”, destinada a professores da rede pública de ensino de Porto Alegre. O encerramento das atividades será marcado por mais um mutirão na Escola de Ensino Fundamental Rincão, na zona Sul da capital. Juntos, educadores, alunos e moradores da comunidade passarão o dia pondo a "mão na massa". Será dada prioridade para a implantação da "trilha perceptiva" na pequena mata que há nos fundos da escola - intervenção bastante aguardada pelas crianças do Rincão.

Com duração de 44 horas, entre aulas práticas e teóricas, a formação utiliza conceitos da permacultura - que integra saberes populares, ancestrais e a ciência ecológica moderna - e trouxe novo fôlego aos professores que se interessam pelo tema. O arte-educador Rafael Johann é um dos participantes e se diz satisfeito com os conteúdos das aulas. "O curso está sendo muito importante, pois propõe não apenas uma reflexão sobre a escola do futuro, mas sim atitudes e práticas para a escola do presente", destaca.

O maior desafio, avalia Rafael, é fazer com que a semente do curso floresça. Professor de outra escola, a Chapéu do Sol, situada no bairro Belém Novo, ele pretende levar adiante o conhecimento adquirido no curso. "Quero passar esse aprendizado para meus alunos e outros professores. Não é uma tarefa fácil, pois o ambiente escolar é bem institucionalizado, mas acredito que aos poucos é possível avançar nesse sentido", sustenta.

Trabalho conjunto
O sábado passado também foi de muito trabalho para os participantes do curso. O inverno gaúcho deu uma trégua e os professores trocaram o dia de sol e descanso por atividades práticas no pátio da escola. A ação resultou num verdadeiro legado para a comunidade escolar, com a criação de novos espaços educativos e o início de um sistema agroflorestal.

A organização de uma sala de aula ao ar livre, à sombra de um arvoredo, foi comemorada por estudantes. "Eu adorei esta idéia de ter aula na rua. No verão é realmente muito quente dentro da nossa sala. Aqui, a gente vai poder sentar em círculo, que é muito legal também. Outra coisa fazia que falta é a árvore frutífera que colocaram no centro do pátio", ressalta a aluna Brenda Casagrande, de 9 anos.

Brenda e seu pai (foto), o comerciário Marcio Mathias, reforçaram o grupo de trabalho e ajudaram a plantar espécies. "A escola devia fazer uma atividade destas por mês. É importante estimular os alunos a usufruir e tirar o máximo de proveito desse espaço verde. Não é qualquer escola que tem isso", acredita o pai de Brenda, que considera fundamental investir na educação ambiental. "A educação a gente dá em casa, não é só na escola. Mas nesse aspecto do meio ambiente, muitas vezes, é a gente que acaba aprendendo com as crianças".

A formação “Reiventando o espaço escolar” é promovida pela SMED e EMEF Rincão e a realização conta com a participação de integrantes do Coletivo Camboim de Educadores - InGá, Coletivo Coisas da Terra, Instituto Arca Verde, Instituto Econsciência e Comunidade do Arvoredo. O Sintrajufe e o Setor de Nutrição da SMED também apoiam a iniciativa.

No hay comentarios: