20.5.05

pisci(C)anos

- É estranho como a vida se conduz. Assim, ela mesma, sozinha. Como se por trás do arbítrio houvesse um caminho fixo, traçado e inviolável. Que nos guia ao tim-tim por tim-tim do que faremos. Magnetismo ao qual sempre obedecemos. E por mais que nos atraia o inviável, seguimos resignados. Impotentes.
- Tá falando comigo ?
- É. Não vê a gente aqui, juntos?
- No ponto de ônibus? O que é que tem?
- É muita coincidência.
- Não vejo o porquê.
- Olha, eu sei que falando assim até parece cantada, mas...
- Cantada? Não, não, que isso.
- Sei que neste primeiro momento a nossa relação parece volátil, feito bolhas de sabão soltas no ar, mas...
- Tem horas?
- Não desdenha, vai. Me escuta. Eu sinto que a gente tem alguma coisa em comum.
- Eu também. Mais de meia noite, nós dois, uns pelados, sem grana pra nada, esperando ônibus lotado. Praticamente almas-gêmeas.
- Ora, não seja tão cruel.
- Realista, realista.
- E se eu pedisse teu telefone?
- Eu não daria.
- E um beijo.
- Rá.
- Poxa, tu não acredita na gente?
- Olha, eu preciso terminar de ler este livro até amanhã.
- Tudo bem, então. Mas tu trabalha também, ou só estuda?
- Trabalho.
- Pelo jeito não vai conseguir.
- O que?
- Entregar a resenha no prazo.
- Era o estímulo que me faltava.
- Eu juro que te conheço de algum lugar.
- Sério, eu costumo ser mais educada e simpática, mas to muitíssimo cansada e além de tudo na fossa.
- Fossa?
- É. FOSSA, em letras maiúsculas e cursivas, piscando em néon, que fica mais deprê ainda.
- Engraçado, você me parece bem.
- É. Eu te pareço um monte coisas que não sou.
- Não quer mesmo beber alguma coisa? A gente podia conversar.
- Já conversamos o suficiente. Além do mais, preciso cumprir meu papel de namorada abandonada e ficar em casa, melancólica.
- Lendo, pensando e chorando?
- É. O trio perfeito da dor de cotovelo.
- Você é de peixes.
- Por que a pergunta?
- Não foi um pergunta. Eu sei que você é de peixes por que eu também sou de peixes.
- Sério? Detesto piscianos. Acho todos uns chatos. E só pra ficar registrado, sou virginiana, a fina flor da praticidade. Onde tu mora?
- Na dáblio três sul. E tu?
- Aqui na ele dois. Quer mesmo tomar essa?
- Prometo manter a distância adequada da donzela magoada.
- E me poupar dos eufemismos exagerados?
- E te poupar dos eufemismos exagerados.
- Fechado.
- Ou aberto. Depende do ponto de vista. Aquela coisa que eu tava te dizendo sobre o pré-traçado da vida. Isso que no faz conversar agora e...

No hay comentarios: