3.7.10

não vá se perder por aí

o parque nacional de brasília é um dos meus lugares preferidos na cidade. com 30 mil hectares de natureza exuberante, ele abriga também duas piscinas de água corrente e mineral. ao que tudo indica, os macaquinhos que vivem lá se relacionam bem com os visitantes. há pássaros de espécies variadas, milho verde e água de coco. a reserva é mesmo uma delícia, especialmente nestes dias de solzinho e frio.

a primeira coisa que eu faço quando chego ao parque é correr a trilha cristal d'água. são cinco quilômetros no meio do cerradão. depois dessa empreitada, fica até mais fácil cair na piscina, já que a água está geladíssima nesta época do ano. aos visitantes de primeira viagem, sugiro um pouco de atenção: digamos que o parque não é sinalizado o suficiente para atrair a atenção de pessoas distraídas - como eu ;)

há uns três ou quatro anos, deixei passar batido uma plaquinha de "acesso restrito ao ibama" e fiquei pelo menos três horas perdida em meio aos vastos 30 mil hectares... não houve desespero pois eu seguia sempre em alguma trilha. e reza a lenda que uma trilha sempre leva a algum lugar. mas confesso que a falta de água e o sol rachando a cabeça me deixaram um pouco atordoada. meu amigo leonardo menezes, que estava comigo na ocasião, me monitorava pelo celular.

talvez eu seja mesmo muito desorientada, mas até hoje acho péssima a comunicação visual do parque, sem falar nas lixeiras inadequadas que deixam tudo que é tipo de besteira à mão dos macaquinhos. mas minha crítica ao parque encerra aqui. no mais, sou louca pela água mineral. e considero realmente um privilégio morar tão pertinho deste lugar que é literalmente uma perdição de tão bom.




1 comentario:

Anna K. Lacerda dijo...

Bem que eu queria me perder por lá. Seria uma boa forma de me encontrar. Ou te encontrar! : )