9.2.11

comunicação e gênero em cuba


começou ontem (8), na cidade de havana, em cuba, a oitava edição da pós-graduação em comunicação e gênero do instituto internacional de periodismo josé martí. na pequena sala dom mariano, onde se reúnem até o dia 16 de fevereiro @s 40 estudantes do curso, o debate sobre a construção sociocultural que demarca as diferenças entre homens e mulheres ocorre num bom e acalorado espanhol.

os sotaques distintos, no entanto, revelam a diversidade dos participantes. são guatemaltecas, espanholas, equatorianas, colombianas e representantes de outras nações da américa do sul e central que trazem de seus países uma bagagem comum: a luta em defesa dos direitos das mulheres e a disposição em compartilhar pesquisas, experiências e inquietudes nessa área.

o enfoque específico na comunicação pressupõe que os meios comunicativos sejam compreendidos como ferramentas voltadas para a redução de distâncias entre saberes e, principalmente, capazes de intermediar interesses entre os diferentes setores da sociedade. diante da conhecida concentração dos meios de comunicação, a programação do curso destina uma atenção especial às novas tecnologias.

o que se busca é estudar alternativas para superar as construções subjetivas - em grande parte consagradas pela sociedade patriarcal e amplamente sustentada pelos meios de comunicação - que valorizam o masculino em detrimento do feminino e que, sobretudo, não representam a diversidade dos homens e das mulheres, reduzindo-nos a produtos e estereótipos a serviço do mercado e do consumo.

ou seja: teremos muito pano para manga nas classes que se sucederão nos próximos dias. do brasil, participam da turma eu e a jornalista maíra mano, que edita o blog viva mulher. a aula inaugural foi na sede da
casa cultural da aliança bolivariana para os povos de nossa américa (alba), com seminários de abertura, visita guiada e música brasileira ao vivo =).



2 comentarios:

Silvia Pavesi dijo...

ontem ainda falei em ti. que bom que deu certo o curso ai em Habana. E depois, a descida do continente. Vais pirar, neguinha. Aproveita tudo.
beijo

Unknown dijo...

fe, o link da escola nao tá funcionando. Depois vc dá uma corrigida aí para os outros interessados. besos e saudades portenhas

http://periodismojosemarti.wordpress.com/