25.2.11

dignidade guatemalteca


o 25 de fevereiro é especial para o povo guatemalteco: a data marca o dia nacional pela dignificacão das vítimas do conflito armado interno, que assolou o país por mais de 30 anos a partir da década de 60. nesse período foram registrados diversos crimes contra os direitos humanos - assassinatos, 'desaparecimentos' e abusos sexuais. calcula-se que mais de 40 mil pessoas tenham sido vitimadas pela violência.

para não esquecer, para reivindicar, para evitar que isso se repita, milhares de pessoas foram às ruas nesta sexta-feira. familiares de desaparecidos, viúvas e ativistas sociais marcharam na capital do país (leia uma notícia a respeito). aqui em antígua, cidadezinha histórica e turística onde estou desde domingo passado, não vi nenhuma mobilização nesse sentido e, possivelmente, nem teria me dado conta da data se não fosse um senhor comentar comigo enquanto tomávamos um cortadito no café que fica em frente à praça central.

aliás, para mim é difícil imaginar que há tão pouco tempo os guatemaltecas viviam sob a égide da dor e do sofrimento, experimentando um verdadeiro genocídio em todo o país. no livro "la lucha por los derechos indígenas en américa latina", que estou lendo nesta viagem, o antropólogo edward f. fischer lembra que a maioria das violações contra os direitos humanos foram direcionadas aos mayas.

o antropólogo também pontua que ainda é muito difícil para os guatemaltecas falar abertamente sobre essa violência tão recente - ou sobre "a situação" como geralmente eles denominam esse período nas conversas cotidianas. por isso, é muito bonito ver a gente guatemalteca nas ruas - um povo bravo e lutador, que está cada vez mais organizado em defesa dos seus direitos.

foto: erlie castillo

No hay comentarios: