31.3.13

guerrilheiras guatemaltecas



em outubro do ano passado, quando estive na marcha em comemoração aos 68 anos da revolução da guatemala, conheci um ex-guerrilheiro chamado estuardo mazc. ele estava na Plaza de la Constitución, conversando com @s manifestantes, quando eu o abordei e perguntei se ele poderia me contar a história das fotos que estavam expostas logo ao nosso lado.

antes de me dar qualquer explicação, estuardo quis saber de onde eu era. brasileira, respondi. "então, você é capaz de compreender nossa história. se fosse, gringa, seria mais difícil", ele disse, enquanto caminhávamos até o primeiro mural de fotografias. 

meu interesse particular pelas imagens era sobre as mulheres guerrilheiras que apareciam nelas. infelizmente, não anotei nem lembro o nome de nenhuma mulher. mas publico abaixo algumas imagens e alguma informação, de legenda, que me foi contada por estuardo.


fuerzas armadas rebeldes da guatemala 

sistema de rádio para comunicação entre guerrilheiros


o primeiro flerte de um casal que se formou durante a guerrilha. depois, casaram, tiveram filhos etc
missionária que deixou o hábito para trás e se uniu às forças guerrilheiras
marcha de 2012
retocando a maquiagem
obama mantém preso numa gaiola o quetzal, pássaro que é símbolo da guatemala

enfermeiras, dentistas e médicas também integravam os grupos revolucionários


atualmente, estuardo mora na zona rural e planta quase tudo o que come. ele me contou o campo foi o destino de boa parte dos guerrilheiros sobreviventes. eles ainda têm contato entre si e realizam encontros eventualmente. 

a revolução de 44 derrubou a ditadura do general frederico ponce vaides e deu lugar às primeiras eleições livres no país e inaugurou um período de modernização do estado, com a ampliação dos direitos sociais. a guatemala esteve em guerra civil de 1960 a 1996, quando foram assinados os acordos de paz. no entanto, a violência segue, especialmente contra as mulheres



homens e mulheres feitos de milho


No hay comentarios: