20.10.09

o paraíso das cachoeiras

foi para lá que eu fui final de semana retrasado. de óculos 3d e pernas pro ar, extravasei minha tripolaridade assistindo up - altas aventuras, a animação mais concorrida dos cinemas. o sucesso é justificado: a grande aventura do filme é a própria vida e suas inúmeras variantes, carregadas de sonhos, frustrações, amor, perdas e felicidade.

uma história que faz a gente se identificar, rir, chorar, suspirar, pensar nos dias, olhar para quem está sentado na poltrona ao lado e vibrar a cada cena. tudo começa quando o senhor fredricksen ainda é um menino de 7, 8 anos, apaixonado pela ideia de explorar o mundo a bordo de um balão, a exemplo do seu ídolo (doidão), charles muntz.

é nesta época que fredricksen conhece elle, uma guriazinha maluquinha que, como ele, também quer descobrir outros lugares - desde que tudo seja feito "de coração, de coração". entonces, com este espírito aventureiro, eles crescem, fazem mil planos e decidem desbravar o cotidiano juntos. casam e vão sendo felizes na casinha onde vivem. uma vidinha mansa, cheinha de amor.



atarefados e duros de grana, adiam (sem nunca esquecer) o sonho de conhecerem juntos o "paraíso das cachoeiras", na américa do sul. elle gostaria muito de morar no topo mais alto deste lugar...mas como o tempo é mesmo implacável, eles vão envelhecendo... até que, num triste dia, seu fredricksen tem que aprender a seguir sem sua grande companheira de vida.

elle falece e, além da dura perda, seu fredricksen carrega a frustração de não terem conseguido transformar o sonho dos dois em realidade. sozinho, triste e rabugento, seu fredricksen vê sua casa ser engolida por arranha-céus e sofre um duro golpe de especuladores imobiliários (que querem derrubar a casa velha e dão um jeito de encaminhá-lo para um asilo).

antes disso, porém, sr. fredricksen decide dar a volta por cima - literalmente. e é aí que acontece uma reviravolta no filme, que entra em total clima de ação. aos 78 anos, fredricksen decide mudar o rumo da sua história. ele amarra uma porção de balões coloridos na sua casa e navega no ar rumo à américa do sul.

no entanto, seu fredricksen não está tão só quanto imaginava: o menino russel, um escoteiro almofadinha de apartamento, que precisa ajudar um velhinho para completar sua coleção de medalhas e se graduar como desbravador, acaba entrando junto na história - e fazendo dela ainda mais emocionante, delicada, sensível e divertida.



No hay comentarios: