18.12.09

Buena onda e tri família

San Telmo, em Buenos Aires, é um bairro raro. Absolutamente multicultural, consegue reunir pessoas de diversas nacionalidades e idades em um só lugar. O maior ponto de encontro é a Praça Dorrego, onde aos finais de semana são realizadas feiras de artesanato e bailes de tango. A rua mais ilustre é a Defensa, exatamente onde estou hospedada. Até a Mafalda mora aqui, na esquina com a Chile. É uma muvuca. Do alto do sétimo andar, posso ver o movimento dos transeuntes, a maioria a passeio com suas roupas coloridas e ombros embalados.

As lojinhas são encantadoras e oferecem artigos modernos e retrôs. São adesivos, porta isso e aquilo, imãs decorativos, roupas e uma infinidade de bugigangas. Há um mercado onde se pode encontrar frutas, legumes, roupas, queijos e mel. No domingo, a rua fecha para automóveis e os bípedes fazem a festa: grupos de percussão embalam moradores e turistas e artesãos de todo mundo expõem sua criatividade em barraquinhas ou em panos improvisados pelo chão. San Telmo também tem muitas livrarias, galarias de arte, antiquários, cafés e restaurantes.

Mas uma coisa realmente encantadora é que mesmo sendo cosmopolita o bairro não perde este ar do que convencionamos chamar de “ambiente familiar”. Ou seja: as pessoas se cumprimentam, são gentis, simpáticas, prestativas. É muito fácil conhecer gente por estas bandas. Deixo aqui o link para um dos jornais do bairro, chamado “El sol de San Telmo”, que circula impresso e traz notícias sobre os principais acontecimentos locais, além de artigos, fotos e contos escritos pelos próprios moradores.

Publico, ainda, algumas fotos que fiz estes dias.

Ah! também vale conferir este pequeno ensaio fotográfico que a Gi publicou no blog dela sobre o estilo dos meninos de San Telmo.







2 comentarios:

vinicius dijo...

Me leva, nandita? Diz que sim, vai...

Raíssa dijo...

Me senti como se eu estivesse lá!