23.3.11

chichicastenango

os mercados fazem parte da cultura guatemalteca e um dos mais tradicionais é o de chichicastenango. lá, faça chuva ou sol, toda quinta e todo domingo as ruas se convertem numa grande feira a céu aberto e é possível encontrar de tudo: artesanato, roupa, frutas, verduras, móveis e até galinhas pretas cacarejando.

se os dias de comércio são fixos, os preços, no entanto, oscilam mais do que o vento. mas não imagine que a oferta de produtos seja feita na base da gritaria, a exemplo do que ocorre nos centros das metrópoles brasileiras. a estratégia de venda guatemalteca se desenrola com uma voz mansa, suave, sedutora.

…"venha, passe adiante. temos bom preço... não tenha pena de negociar. quanto você pode pagar?"…

lendo, assim, pode não parecer, mas eu juro que é verdade: quando essas frases chegam aos seus ouvidos ao mesmo tempo em que você sente o aroma hortifruti do mercado e os seus olhos estão sendo submetidos às 45678909809876 cores da tecelagem guatemalteca, o efeito pode ser bem envolvente, para não dizer hipnótico.

isso, claro, falando da sua psiquê. pois se o assunto for a sua conta bancária as conseqüências podem ser muito mais devastadoras. portanto, se você é uma viajante de peito aberto mas de bolso vulnerável, é bom visitar chichicastenango acompanhada de uma câmera fotográfica.

pelo menos assim você arranja um jeito de se distrair.

=)












2 comentarios:

Anónimo dijo...

lindas photos, muito bom!
grácias!
zeca

Maria Cláudia Cabral|Aika dijo...

Uau... Hei de fazer esse percurso. Ah! Farei. Jà pedi um tempinho com a querida Silvia Pavesi e gostaria de pedir a ti também,para compartilhar os bastidores da jornada. Nâo será agora, mas estou emocionalmente e materialmente me preparando para tomar esse rumo daqui uns vários meses. besos,