14.12.09
Movimentos sociais se unem para estimular consumo responsável
Grande parte da população não se questiona sobre a origem dos produtos que coloca no carrinho do supermercado. O resultado disso é que muitas vezes o consumidor acaba adquirindo artigos que prejudicam o meio ambiente ou favorecem o trabalho infantil, por exemplo. Estimular a prática do consumo responsável é o objetivo da campanha nacional que movimentos sociais vão liderar em todo o país no próximo ano. A prévia dessa campanha será apresentada ao público nesta terça-feira (15), às 20 horas, na Praça do Trabalhador, em Goiânia.
A iniciativa é do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) com a participação de outras entidades e redes da sociedade civil. De acordo com organizadores, pré-lançar a campanha em dezembro é uma estratégia proposital. "Nesta época de festas de final de ano o consumismo desenfreado toma conta de muita gente", ressalta Daniel Tygel, secretário executivo do FBES. A ideia da campanha é estimular a conscientização e apontar alternativas para que as pessoas possam comprar o que precisam ao mesmo tempo em que contribuem para um mundo com menos desigualdade social.
“Trabalhamos no sentido de unir esforços para articular agendas e construir convergências entre diferentes lutas de transformação social como a agroecologia, a emancipação das mulheres, as reformas agrária e urbana, o meio-ambiente, os direitos humanos individuais e coletivos, a denúncia aos transgênicos e agrotóxicos, a denúncia do atual modelo de desenvolvimento baseado nas grandes transnacionais, entre outros”, reforça Daniel.
Uma das linhas da campanha será justamente aproximar o consumidor dos produtos e serviços que seguem uma organização econômica diferente, preocupada com a solidariedade, a sustentabilidade e a cooperação, além de ser baseada na autogestão de grupos produtivos. Para saber quais empreendimentos seguem esta linha de trabalho, basta acessar o site do FBES (www.fbes.org.br)
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario