23.10.10

salve o ativismo cultural da cooperifa!


enquanto alguns reclamam da vida, a periferia de são paulo declama poesias rompantes. os versos que percorrem vielas e ecoam nas mentes inquietas, mantêm há nove anos um encontro marcado. quando a noite de quarta-feira chega, poetas, rappers, músicos e ativistas de todos os cantos desembocam num só lugar: o sarau da cooperifa.

o evento acontece no bar do zé batidão, uma quebrada na zona zul da capital paulista. tive a felicidade de conhecer a cooperifa esta semana. a edição da última quarta-feira (20) reuniu centenas de pessoas: todos queriam comemorar o aniversário do movimento cultural. na batida do hip-hop, do tambor ou do pandeiro, a festa expôs diversas manifestações artísticas e emocionou quem passou por lá.

"a gente tem que mudar, mas sem mudar daqui", disparou ao microfone um dos muitos artistas da comunidade. a celebração foi também uma espécie de retrospectiva. és "cooperiféricos" de carteirinha fizeram questão de lembrar momentos marcantes vividos ali.

escola da vida
houve quem se apaixonou num sarau, depois casou e teve filhos. ao olhar para trás e recordar a trajetória do grupo, o rapaz de dreads loiros mandou bem no poder de síntese: "nove anos de cooperifa: isso prova que nós é rico. nós só não têm as coisa".

ninguém discordou. cada um dos artistas foi ovacionado pelo público e volta e meia o sentimento de orgulho em fazer parte daquilo tudo emergia num só grito: "uh! cooperifa! uh! cooperifa!

é que a poesia do povo não se constrange diante de gente letrada. o doutorado da vida exige generosidade, valores e atitude - e isso a cooperifa tem de sobra. Idealizado pelo @poetasergiovaz, o movimento literário sabe bem o papel da cultura popular no cenário político nacional e nestas eleições já escolheu o seu lado.

"nós não vamos nos esconder. nós não vamos ficar em cima do muro. há uma luta de classes em curso no brasil e nós não vamos fingir que isso não existe. quem está desavisado, me desculpe, mas no dia 31 de outubro é só inverter o número: é 13! o sarau da cooperifa é dilma!", ressaltou vaz.

uh! cooperifa! uh! cooperifa! \o/




2 comentarios:

Felipe dijo...

Lindo isso. O que essas viagens a margem proporcionam, ali no varjao, na periferia de sao paulo ou nas aldeias urbanas de campo grande, sao sentimentos bonitos demais. Desejo de inclusao e expressao, ne. Bjs!

snagay dijo...

wonderful site you have got, congratulation for your good job. Could you exchange link with my site? it is new, do hope you do not mind to exchange link
Here's mine
http://khdoc.blogspot.com/

http://khmergay.nibblebit.com/
http://amangay.blogspot.com/
cheer,

Khdoc news