22.12.10

gol contra

pro brasil realmente bater um bolão na copa de 2014, a gente precisa combater os prejuízos sociais desse megaevento desde já. a própria onu já alertou: atividades desse porte podem resultar em diversos tipos de violações aos direitos humanos, em especial o direito à moradia. a fifa deu de ombros.

de olho nessa questão, o ingá - instituto gaúcho de estudos ambientais - realizou um debate sexta-feira passada na sua sede, em porto alegre. a atividade ocorreu dentro de um curso sobre áreas rurais e naturais da capital e contou com a participação de eduardo solari, uma das lideranças da ocupação utopia e luta, no centro da cidade.


por todo o país, a especulação imobiliária já começa a mostrar suas garras: aluguéis mais caros, remoções de famílias que vivem em supostas áreas de risco e todo o tipo de pressão sobre a população mais pobre que mora em áreas consideradas nobres e que acaba sendo empurrada para a periferia.


independente da nossa vontade, a copa está aí e, ao que parece, a fifa não está nem um pouquinho interessada com os ganhos sociais dos brasileiros. fiquei feliz de ver os movimentos ambiental e o de luta por moradia lado a lado em porto alegre.

ano novo, vida nova. governadores novos, presidenta nova: o negócio é fazer muito barulho. a copa pode, sim, ser uma tragédia, mas também pode ser uma oportunidade para os movimentos sociais de diversas áreas se unirem e fortalecerem sua atuação em rede na garantia dos direitos.

No hay comentarios: