14.4.11

cada ponto é um conto


a produção têxtil d@s indígenas da guatemala é de encher os olhos. tecelagens se mesclam com bordados em artigos de cama, mesa e banho, além de tapetes, cortinas e tais que. o vestuário é um espetáculo à parte: há calças, saias, camisas e lenços de todos os formatos e cores imagináveis.

mas o xodó é mesmo o güipil, pois trata-se de uma roupa que veste ao mesmo tempo em que tece histórias…

o güipil é uma espécie de blusa aberta nas laterais que faz parte do traje típico das guatemaltecas. bordado à mão com desenhos multicolores, o güipil pode ser feito em modelos de uso diário ou do tipo cerimonial, reservado para festas e ocasiões especiais.

aberto, o güipil é um metro quadrado de tecido com um corte circular no centro, para que entre a cabeça. junto com o güipil, a indumentária que compõe o figurino das mulheres é uma saia longa, tipo uma manta enrolada das cadeiras até os tornozelos, presa na cintura por uma faixa.

cada güipil traz um significado distinto. a depender das cores e desenhos, as peças contam sobre colheitas de milho, vôos de pássaros, cultivos, fertilidade, nascimentos, bons ventos e outras forças da mãe-terra e da natureza humana.



1 comentario:

Eduardo Baró dijo...

Maravillosos guipiles, maravillosas molas.
Vimos un film guatemalteco MARIMBAS DEL INFIERNO en el BAFICI, festival de cine independiente de Buenos Aires, que está buenísimo.
Cuando te vemos por acá? Hay lugar para dos :)
besos
Edu