7.4.11

A erva-mate

"A lua morria de vontade de pisar a terra. Queria provar as frutas e banhar-se em algum rio.
Graças às nuvens, pôde descer. Do pôr-do-sol ao amanhecer, as nuvens cobriram o céu para que ninguém percebesse que faltava a lua.


Foi uma maravilha a noite na terra. A lua passeou pela selva do alto Paraná, conheceu misteriosos aromas e sabores e nadou longamente no rio. Um velho lavrador salvou-a duas vezes. Quando o jaguar ia cravar seus dentes no pescoço da lua, o velho degolou a fera com seu facão; e quando a lua teve fome, levou-a para a sua casa. "Te oferecemos nossa pobreza", disse a mulher do lavrador, e deu-lhe umas broas de milho.


Na noite seguinte, lá do céu, a lua apareceu na casa de seus amigos. O velho lavrador tinha construído sua choça em uma clareira na selva, muito longe das aldeias. Ali vivia, como em um exílio, com sua mulher e sua filha.


A lua descobriu que naquela casa não havia nada para comer. Para ela tinham sido as últimas broas de milho. Então iluminou o lugar com a melhor de suas luzes e pediu às nuvens que deixassem cair, ao redor da choça, uma garoa muito especial.


Ao amanhecer, nessa terra tinham brotado umas árvores desconhecidas. Entre o verde-escuro das folhas, apareciam flores brancas.


Jamais morreu a filha do velho lavrador. Ela é dona da erva-mate e anda pelo mundo oferecendo-a aos demais. A erva-mate desperta os adormecidos, corrige os preguiçosos e faz irmãs as gentes que não se conhecem."



Eduardo Galeano, em "Os nascimentos"

4 comentarios:

Eduardo Baró dijo...

Estamos preparando unos amarguitos para cuando pase a visitarnos.
La ronda de mate es el lugar mejor para contar viajes, recuerdos, olvidos.

Edu

Santiago Mourão dijo...

Que gostoso entrar aqui de novo =)
Beijos, Nanda!!

GUILHERME dijo...

tinha acabado de pensar em comprar erva. pra tomar com água gelada e limão.

nanda barreto dijo...

edu, não imaginas como o matezito que você me deu tem me feito companhia nesta viagem. antes que a erva acabasse, em cuba, uma uruguaia que conheci me deu dois quilos de presente. aqui na guatemala, tem erva argentina para vender. ela esta por todos os lados!