9.1.11

acervo digital da cultura negra



a participação do negro na construção do brasil começou há 500 anos e mesmo assim essa história permanece mal contada. contribuir para reverter esse quadro é o objetivo do acervo digital da cultura negra (cultne), que
traz narrativas sobre a trajetória do negro no brasil na perspectiva da população afrodescendente.

o conteúdo é diversificado e passa por áreas como esporte, cultura e política. tratam-se de vídeos de grupos artísticos, depoimentos de diversas personalidades, cobertura de eventos, festas populares e documentários sobre temas como o centenário da abolição, a atuação da frente negra brasileira e a conferência mundial contra o racismo na áfrica do sul.

o material está diponível para pesquisas e downloads e todo mundo pode samplear tudo, no melhor estilo colaborativo da web - desde que a edição não tenha fins lucrativos, naturalmente. além de assistir, a gente também pode enviar materiais sobre o tema, em formato digital ou analógico.

aqui abaixo, deixo dois vídeos: um é o da posse da primeira diretoria do centro de mulheres de favela e periferia. o outro é um lindo doc sobre as divas negras do nosso cinema. isso, porque eu realmente acredito que a revolução é feminina, negra, digital e vem de bicicleta!






o acervo está disponível no sítio www.cultne.com.br.


No hay comentarios: