6.1.11

bicicleteir@s urban@s, uni-vos


pedalar é uma das melhores maneiras de se relacionar com as cidades. de bicicleta a gente anda por ruas diferentes, esquisitas, bonitas e que geralmente não entrariam no nosso roteiro se o passeio fosse feito a pé. se o giro fosse de carro, então, nem se fala: é impossível conhecer qualquer lugar se você passa por ele trancafiado num automóvel.

sobre duas rodas o passeio é leve, livre e lúdico. você cumprimenta os motoristas, dá bom dia, boa tarde e boa noite para os transeuntes, sente o perfume das flores, repara nos detalhes, pára, desce, olha mais de perto, interage...

e é neste exato momento que a propaganda acaba e o diretor grita: coooorta! como diz o poeta, a vida seria bem mais meiga se o nosso pão já viesse com manteiga. na vida real, no entanto, andar de bike não é tão simples assim...

a cada ano, milhares de ciclistas morrem nas cidades brasileiras. e o distrito federal, onde tenho morada, local tão plano e propício ao ciclismo, lidera este triste ranking. mesmo assim, a gente insiste. quem anda de bici todos os dias acaba descobrindo caminhos alternativos e, por fim, dá-se um jeito.

ser bicicleteiro é complicado quando não há ciclovias: sobre duas rodas, somos um perigo no trânsito e um estorvo nas calçadas! pouca gente se dá conta, mas não há lugar seguro ou cômodo para quem vai de bike. e é por isso que o cicloativismo cresce no mundo inteiro: pelo direito à cidade para todos e não apenas para os entusiastas da sociedade do automóvel.

aqui em buenos aires, as ciclovias estão em plena expansão - o que tem me feito muito feliz, diga-se de passagem. e a "masa critica" também cresce a pleno vapor: todo primeiro domingo do mês, às 16 horas, a diversidade portenha tem encontro marcado no obelisco para lutar por um objetivo comum: mais espaço e respeito aos ciclistas.

domingo passado estivemos lá
. a gi publicou este post aqui, que dá bem a dimensão do que é o evento. mês que vem tem mais e - se nossa senhora da bicicletinha nos der equilíbrio - estaremos tod@s lá!

compartilho alguns links:

massa crítica poa

mujeres arriba de la cleta

world naked bike ride

bicicletada df

naked bike - images

história da bicicleta


la fabricicleta



1 comentario:

Leticia dijo...

Fê,

Me lembrei de você com este post
http://migre.me/3LEcN
Não é um charme esse acessório?
Eu, que estou (duramente rs) me familiarizando com o crochê, vou colocar esse aqui na minha lista de desejos.

Uma beijoca, e boa(s) viagem(ns)!