27.1.11

recuerdos de venezuela I

salvo por um frila rapidão que fiz no início de dezembro, estou sem trabalhar desde 5 de novembro. desfrutar do ócio é uma novidade para mim, que sempre emendei um emprego no outro e no outro e no outro, desde a adolescência. para minha surpresa, estou absolutamente adaptada e não sinto falta nenhuma dos prazos e horários a cumprir.

estou na argentina desde dezembro, mas meu primeiro destino nestas "férias prolongadas" foi a venezuela. eu e meu dulcíssimo amigo leopoldo silva tomamos um avião de brasília até boa vista e entramos no país vizinho por terra - uma aventura e tanto, com direito à paradinhas de 10 em 10 minutos pelas polícias venezuelanas, na fronteira de cada uma das cidades.

como estávamos atrás de areia, sol e mar, nosso rumo central foi a isla margarita, no estado de nueva esparta. chegando lá, nos hospedamos numa pousadinha em el yaque, uma das praias mais tranquilas da ilha - que é gigantesca, com 167 km de costa e praias com características distintas.

alguns detalhes revelam que a ilha tem um quê de decadente, com cassinos desativados e hotéis superluxuosos frequentados apenas por fantasmas, o que não faz dela menos charmosa e agradável para conhecer e passear.

estivemos também na cidade de porlamar (que é tipo o centrão da isla, com milhares de lojas, carros, vendedores ambulantes, buzinas e tudo que uma megalópole tem). fomos, ainda, até pampatar, uma cidadezinha encantadora, com um forte e prédios históricos. fizemos alguns passeios de ônibus e outros de táxi, que é muito barato na venezuela.

depois, seguimos de mala e cuia para juangriego, onde ficamos no hotel patrick, que é também um pub irlandês. essa praia é bem rara: na beira do mar, não há nada mais do que um lugarejo pacato, com muitos pescadores e poucos turistas. mas é só andar umas três quadras para encontrar uma muvuca daquelas, com a oferta de todos os tipos de equipamentos eletrônicos livres de impostos.

o pôr do sol visto do forte de juangriego é encantador e as praias próximas são lindas e tranquilas, como a gente merece. a nossa viagem seguiu pelo arquipélago de los roques (que vale um post exclusivo) e a imensa caracas. abaixo, deixo umas fotos de lugares em que estivemos.




No hay comentarios: