30.11.10

luz no túnel

as causas e conseqüências da desigualdade social fazem com que a gente se depare todos os dias com a decadência do projeto humano. falhamos em muitos aspectos e o que me choca não é tanto a truculência dessa realidade, mas a debilidade com que nos acostumamos a reagir a ela. por estas e por outras, é mesmo revigorante participar de eventos como a expo brasil de desenvolvimento local, que começa amanhã e vai até o dia 3, no rio de janeiro.

durante estes três dias, o centro de convenções sulamérica vai reunir pessoas que agem coletivamente para melhorar o brasil. tratam-se de iniciativas nas áreas de economia solidária, prevenção à violência, arte, cultura, educação, sustentabilidade, ativismo digital, redes sociais e comunicação comunitária, entre outras. também haverá uma mostra de tecnologias sociais e espaço para a música e a poesia.

a programação da expo inclui palestras, oficinas e muita troca de experiências - um encontro fundamental para a gente aprender com os erros e acertos das iniciativas que estão sendo desenvolvidas por todo o país. ao final do evento, todo mundo volta para casa com a bagagem cheia de novas parcerias e boas idéias - lâmpadas ligadas por mentes colaborativas. é isso: como diz um amigo, a gente precisa parar com esta história de que há luz no fim do túnel. a grande novidade e que há luz no próprio túnel. basta a gente acender.

1 comentario:

Lua Nova dijo...

Tem razão. Depois dos transtornos ocorridos aí no querido Rio de Janeiro, é maravilhoso saber, e mais ainda poder participar, de um evento como esse que vc descreveu. Bom saber que há quem se preocupe com o social de forma construtiva e responsável. Falta-nos neste maravilhoso país, educação de qualidade para que formemos cidadãos de verdade. Digo isso sempre que posso, pois é realmente no que acredito.
Espero que vc aproveite muito a expo brasil de desenvolvimento local e que, aos poucos, aprendamos todos a não maldizer a escuridão e sim, acender a luz.
Beijokas.