28.9.11

eu sou a favor do aborto


a batalha é pelo direito de escolha da mulher em praticar ou não o aborto. as leis que criminalizam a interrupção da gestação são absolutamente descoladas da realidade. quem considera assassina a mulher que resolve não levar a gravidez adiante, esquece que o aborto representa a primeira causa de mortalidade materna em países como argentina, chile, guatemala e panamá. aqui no brasil, no equador, em honduras e no méxico o aborto inseguro constitui a terceira causa. 

então é assim que defendemos a vida?  

hoje é o dia de luta pela discriminalização do aborto na américa latina e caribe. portanto, é um dia de campanha pelo direito da mulher à vida, à igualdade e à autonomia. digamos que seja uma data de mobilização para promover o debate e levantar perguntas sobre tema que costuma ser sempre reduzido ao eterno "você é a favor ou é contra?".


caso de família, de saúde, de carolas, de polícia ou de toda a sociedade? 

uma pesquisa realizada ano passado com 2.002 mulheres pela universidade de brasília mostra que do total de entrevistadas, com idade entre 18 e 39 anos, 15% já fizeram pelo menos um aborto. se projetarmos esse percentual sobre a população feminina do país nessa faixa etária, que segundo o ibge é de 35,6 milhões, estaríamos falando de 5,3 milhões de mulheres. 

essa pesquisa trouxe elementos novos porque até então as estatísticas disponíveis sobre aborto no brasil eram relacionadas sobretudo a curetagens feitas nos hospitais, sendo que a maioria dos abortos são clandestinos. outro aspecto interessante do estudo é o perfil das mulheres: 81% delas têm filhos; 88% têm religião e 64% são casadas. 

ou seja: a minha mãe solteira e a sua tia católica. a fofa da sua prima. nós e nossas nossas amigas. eu e qualquer uma de nós. 

vamos todas presas por isso?

já chega de a igreja ditar as leis. basta de estado omisso, covarde e subserviente aos interesses mais conservadores. vamos superar a hiprocrisia - essa velha intolerante e carrasca que faz do aborto um eterno tabu social, que mata milhões de mulheres, atravanca o desenvolvimento humano e só dá de comer à injustiça.

 
Saiba porque o aborto deve ser permitido no Brasil from Universidade Livre Feminista on Vimeo.

No hay comentarios: